sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Faça FIEC.

Alô 2º ano! A Fiec abriu inscrições gratuitas para vários cursos! Sem prova de admissão e vagas limitadas (sujeitas à sorteio em caso de excesso de candidatos). Acesse o link e leia o manual do candidato antes de se inscrever.


Abraços.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Desperdício de comida

Números assustadores sobre o desperdício de alimentos nesta montagem animada da revista Galileu. É só clicar.

Abraços.

sábado, 24 de setembro de 2011

Só mais um bimestre!!

Fala moçada! Olha aí... quem não ficar de recuperação vai ter mais tempo pra curtir as férias que estão chegando. Vai uma dica pra quem ainda não decidiu como vai passar esses dias de folga. Pescaria. E se você acha que deve ser chato ficar na beira da lagoa com uma varinha (e eu tbm acho, mas...), olha esses vídeos... Deve ser uma experiência muito bacana.



Abraços!

domingo, 18 de setembro de 2011

Ilha das flores

Em 1989 a geração de resíduos sólidos (lixo) já era um grande problema para nossa sociedade. O que mudou de lá pra cá? Eu assisti este filme pela primeira vez quando estava na terceira série (atual quarto ano), mesmo assim ele ainda é muito atual. O que nós podemos fazer para mudar essa realidade? Qual é a nossa parcela de responsabilidade? Qual é o papel da ciência nesse contexto?


Hoje não há tanto lixo na ilha das flores. Mas quantas outras ilhas tão miseráveis quanto ela...
Abraços.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Olimpíada de Química!


Elaboração da Redação

O tema “Um mundo melhor com a Química” está em sintonia com o Ano Internacional da Química, 2011, em que se celebram, no mundo inteiro, as conquistas da Química. Em suas redações, os alunos [dos 1º e 2º anos] poderão discorrer sobre o quanto a Química já contribuiu para o bem estar da humanidade e imaginar como ela prosseguirá melhorando as condições de vida, a proteção do planeta, o avanço da tecnologia, etc. Orienta-se os autores a apresentar uma introdução geral seguida de aprofundamento (inclusive, com reações químicas ilustrativas) num tópico de livre escolha dentro do tema. O seguinte vídeo pode ajudar: 


Ao final, deverão enumerar as referências bibliográficas utilizadas (ver normas, aqui
Plágio, mesmo que parcial (exceto citações colocadas entre aspas, com indicação de autor) é motivo para desclassificação, tal como a falta de enquadramento no tema e extensão superior a 4 páginas.
(Retirado do site oficial da Olimpíada)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Polímero fácil

Este é clássico. O experimento da geleca é muito visual! E muito fácil também. O procedimento explico ainda esta semana, quando publicar o vídeo da outra turma (3ºB), mas já adianto que os reagentes são bórax e PVA (cola branca). O vídeo abaixo é uma pequena prévia do que vem por aí.

video

Abraços.

Combustão do magnésio

Eu mesmo nunca tinha visto esta reação ao vivo... Muito legal! O filete de magnésio reage quimicamente com o oxigênio produzindo óxido de magnésio e liberando muito calor e muita energia luminosa. Linda reação. Rapidinha, mas linda.

video

Aprendi nesta prática: "não olhe fixamente pra reação ou vai ficar ofuscado o resto do dia...rs". Valeu pai da Daiani (3ºA) pela doação do magnésio.

Abraço

sábado, 3 de setembro de 2011

Sopa de planetas

Os 1ºs A e C também tiveram uma participação muito legal nos projetos. Os planetas e elementos químicos tomaram conta da sala num clima de descontração e criatividade. Muito gratificante ver o empenho de vocês. Parabéns!










quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Que orgulho!

Pessoal, tenho que confessar... Quando criei os projetos "Tabela de fósforo" e "Maquete do Sistema Solar", estava esperando trabalhos razoáveis, no máximo. Vocês, sem dúvida superaram as expectativas! Mostraram empenho e dedicação com trabalhos excepcionais feitos com materiais criativos e alternativos, mostrando para o mundo que sabem agir em equipe e que a educação pública no Brasil ainda tem seu mérito. Parabéns! Parabéns mesmo.
Seguem alguns registros do 1º B, com destaque para a "salada solar" de Aylon e cia e pro "espetinho solar" de Vitor e cia. ;-)













Abraços.