domingo, 20 de fevereiro de 2011

Primeira pergunta!!!


Olá pessoal! Excelentes notícias! Tanto esperei e finalmente chegou! A tão esperada pergunta chegou!  Que felicidade! E de tão feliz vou dedicar uma postagem inteira em sua resposta.

Muitas vezes subestimamos o poder de uma pergunta, mas há quem diga que são elas "as perguntas", a curiosidade, a vontade de saber, que nos diferenciam dos animais. Todo crédito ao poder de uma boa pergunta!!!

E o desbravador da sabedoria foi o Paulo_1A, que tímida, mas pioneiramente quis saber: Por que o Alumínio gela mais rápido do que o plástico? Responderei com a análise de uma situação: Imagine-se descalço debaixo do sol do meio-dia. Onde você prefere ficar: Sobre a grama ou sobre o asfalto? A não ser que tenha alguma tendência masoquista, vai responder "sobre a grama, claro"! E eu te digo que você escolheu a grama pelo mesmo motivo que o alumínio gela mais rápido do que o plástico.

Em outras palavras, os materiais possuem diferentes capacidades de armazenar o calor do ambiente. Esta propriedade chama-se CAPACIDADE CALORÍFICA. O alumínio esquenta e esfria muito facilmente. É uma das propriedades da maioria dos METAIS. Por isso esses materiais são chamados de CONDUTORES térmicos. Já os plásticos, assim como a grama, são ISOLANTES térmicos, e por isso têm dificuldade em armazenar calor. Há uma parte da ciência chamada "TERMOLOGIA" que trata justamente da maneira como os materiais se relacionam com o calor (energia térmica).

Qualquer dúvida, grita aí!

E que venham mais perguntas!!!

Grande abraço.

15 comentários:

  1. Porfessor, a questão do "aluminio" e do "plastico" e igual a "agua" e da "areia" , por exemplo , quando estamos na praia , a areia esquenta mais rapido que a agua , correto ?

    ResponderExcluir
  2. boa pergunta paulo. era uma pergunta que ficava na minha cAbeça obrigado professor por explicar.estou curioso sobre a pergunta do kaynnan tambem.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Confesso que não sou muito afeita a QUÍMICA.Mas esse blog é muito interessante,um jeito descontraído de se aprender.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo... PAMELA BARBIERI!

    ResponderExcluir
  5. Oie Professor ,tentei me inscrever aqui não sei se deu muito certo!
    Achei o site muito descontraído e adorei a Simulação 5 ' qual o cheiro do amor?' muito interessante :)

    Flávia Souza 3ªB

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    A primeira impressão que tive é que seria uma coisa bem chata, mas depois percebi que é uma ótima idéia para alunos mais tímidos tirar suas duvidas.

    Adorei a parte dos links de vestibulares e a parte das simulações que eu acho que chamou a atenção de várias pessoas. E também é um modo mais descontraído dos alunos se interessarem pela matéria.

    Eu particularmente gosto da matéria mas as vezes demoro um pouco para entender.Considero muito interessante tanto química como física mas é bem complicado.!!

    ResponderExcluir
  7. Eu vi a simulação "Qual o cheiro do amor?" e gostei muito! :)

    ResponderExcluir
  8. Jéssica Alice - 3°A
    que interessante! Eu também não saberia a resposta, bom, agora sei. Achei engraçada a parte do : "A não ser que tenha alguma tendência masoquista" SHAHUASHUAS

    ResponderExcluir
  9. Jéssica_3°A
    Olha eu aqui de novo, hehe.

    Achei muuuito interessante a simulação de como funciona o Flash fotográfico, nunca que eu ia adivinhar que era por causa de uma reação química! HASHUUASH Achei bem legal e criativa a explicação.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Lima 1ªC

    Legal, essa pergunta nunca veio na minha cabeça mais é legal saber de coisas novas (:

    ResponderExcluir
  11. Bacana que vocês tenham gostado da explicação. A pergunta também foi generosa, porque permitiu a utilização de uma "analogia", e assim fica fácil dar uma resposta legal. Uma coisa não tão legal, é que (não sei se vocês perceberam) mas as perguntas acabaram... O que aconteceu?
    Abraços
    prof. Átila.

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei muito o Blog, é um ótimo jeito de tirar as duvidas quando não se quer perguntar na sala de aula, quando se tem duvidas e não tem coragem(tipo eu rs') , amei como você explicou professor, entendi tudinho *-* eu não via a hora de ter quimica e física , e agora começou e ainda com o blog vai ser melhor ainda para mim entender tudo (:

    ResponderExcluir
  13. Rafael - 3ºA

    O blog ta muito interessante professor...
    Ta de parabens..
    É uma forma divertida de aprender.
    Ri muito da parte "a não ser que tenha alguma tendencia masoquista"

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a explicação.. com certeza sempre na grama! rs

    ResponderExcluir
  15. Interessante o ' cheiro do amoor', hehe'. Mais cadeias, hidrocarbonetos... ligação simples, duplas. OOO DELICIA! RS

    ResponderExcluir