terça-feira, 13 de março de 2012

Amor é química!

Sabia que até aquele "frio na barriga" de paixão tem explicação científica? É tudo culpa de substâncias químicas muito singulares chamadas hormônios. Seu corpo é um laboratório químico muito eficiente que sintetiza estas substâncias o tempo todo. Especialmente quando temos emoções fortes. 

Sensações como euforia, medo, felicidade e saudade são, em última análise, frutos da refinada arquitetura química. Conheça algumas substâncias que você já produziu:



Norepinefrina
O coração dispara só de chegar perto do seu amor? A culpada é ela! É como se seu coração ficasse estressado e batesse mais rápido. Você sente que sua temperatura aumenta e o estomago embrulha. Boca seca, mãos suadas e dificuldade para falar o que se está pensando também vêm daí.

Dopamina
Sabe quando você faz esportes e, apesar de cansado, se sente eufórico? A responsável é a dopamina, que deixa a gente com uma sensação de felicidade extrema e bem estar. Quando a gente se apaixona o cérebro libera essa mesma substância e faz com que você sinta que a outra pessoa faz bem a você.

Feromônios
O cheiro da pessoa amada é sempre delicioso, mas também acontece de você adorar o papo com alguém, mas quando se aproxima, o cheiro não bate e aí a gente diz que não tem química... Essa química são os tais dos feromônios, que mandam mensagens químicas ao cérebro dizendo que você fez uma boa escolha.

Testosterona
Sim, o hormônio masculino é responsável por nos deixar com vontade de fazer sexo. Os homens têm esse hormônio na saliva e quando chegam no corpinho delas através do beijo têm que se preparar pra apagar o fogo que acendeu.

Ocitocina
Ela é chamada de hormônio do amor e é liberada em partos, deixando a mulher mais tranquila e relaxada. Dizem ainda que essa substância fortalece os laços de mãe e bebê. Com os casais não é diferente. A ocitocina faz com que você se sinta em paz ao lado da pessoa amada. Sabe aquela sensação de que o mundo podia acabar que você ainda estaria feliz? Ela é a culpada!

Genes rivais
Nosso suor e saliva liberam uma substância chamada MHC, que é um conjunto de genes que controla a superfície celular de moléculas. Quanto mais diferente essa substância for daquela liberada pela outra pessoa, maior será a atração. Já ouviu dizer que os opostos se atraem? Nesse caso funciona.


É isso. Agora quero ver você não lembrar de química quando estiver beijando seu amor...

;-)

(Adapt: Carol Patrocínio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário