quarta-feira, 25 de abril de 2012

Educação e recuperação.

Honestamente... Também tenho aqueles momentos em que me pergunto se há algo de "verdadeiro" na educação pública brasileira. A começar pelo salário dos professores: o que pode ser mais ilusório? Digo a meus alunos que o ensino básico só serve para torná-los iguais a todos os outros (o que para alguns pode parecer, ou até mesmo "ser" suficiente). E mesmo esta igualdade é ilusória, uma vez que o diploma do esforçado tem o mesmo peso daquele do 'encostado'. E, pasmem, ambos o conseguem com a mesma facilidade.

Por outro lado, perturba-me a máxima gandhiana de que "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"; e em que mundo nos metemos! Quanto há para transformar, inovar, recriar e consertar. Motivo-me então a sair da inércia do "EU finjo que ensino, TU finges que aprendes, ELES fingem que nos pagam, NÓS fingimos cidadania". Tímida mas insistentemente tento, assim, plantar (como Augusto Tomba, meu professor de pós) a sementinha "do mau", no bom sentido. Aquela que te diga "Ei, o trem-bala da vida não espera na estação. Vai subir?" E para muitos a estação é um lugar aconchegante.

Um lampejo de resultado brotou esta semana durante a recuperação bimestral. Anunciei que faríamos uma recuperação diferente, onde os próprios alunos realizariam e explicariam (inclusive com cálculos! ohh!) os experimentos. O resultado foi excepcional. Em análise preliminar, eu diria que eles aprenderam mais nestes 50 minutos do que em um mês de aulas convencionais. Exagero? Talvez. Mas, sem dúvida foi muito gratificante ver os alunos tão envolvidos e interessados. Mesmo aqueles que eu (pré-conceituosamente) julgava alheios e indisciplinados. Ainda há esperança...




Abraços  ;~)


2 comentários:

  1. aeee, eu achei que na aula pratica se aprende bem mais do que em uma aula dentro da sala, porque uma aula dentro da sala podemos dizer que fica cansativa e chata , na aula praticas de hoje eu me interessei bem mais !e foi bem legal! e com certeza aprendi nessa aula oque não aprendi no bimestre todo !

    ResponderExcluir
  2. No período da tarde tivemos esse mesmo retorno com a palestra sobre a água. Quando os alunos foram questionados sobre o porque se comportaram durante a palestra e em sala de aula não colaboram, responderam que as aulas diferentes, com imagens, interação os motivam mais.
    Acho que a motivação dos alunos esta ai, em ver e participar. De nada adianta 5, 10 aulas em sala de aula com explicações entediantes se, como você mesmo disse, em 50 minutos com uma experiência e um relatório os alunos aprenderam toda a matéria.
    Mas uma vez parabéns pela iniciativa professor. É de pessoas assim que precisamos na educação :)

    ResponderExcluir