quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ácidos e Bases: Aula Prática

O objetivo desta prática foi a identificação e classificação de substâncias  ácidas e básicas do nosso cotidiano. Utilizando os indicadores químicos "Azul de Bromotimol" e "Fenolftaleína", os alunos verificaram soluções de amoníaco, limão, creme dental, shampoo, condicionador, acetona, vinagre e bicarbonato de sódio, identificando-as como ácidas ou básicas pela mudança de cor do indicador. 



Estimaram também o  pH da solução comparando as cores das soluções com uma cartela padrão, e em seguida conferiram a estimativa usando um papel indicador universal.

Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que libera, em solução aquosa, íons H+. Base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera o ânion OH (íons hidroxila).



Ácidos reagem com bases produzindo água e um sal. Reações deste tipo são conhecidas como  Reações de Neutralização (vídeo). Para aumentar a curiosidade e o interesse dos alunos, a reação escolhida foi a formação de ácido carbônico e cloreto de cálcio pela adição de ácido clorídrico ao carbonato de cálcio presente na casca do ovo:

CaCO3 + 2 HCl → CaCl2 + H2CO3

Esta reação não segue rigorosamente a regra que acabamos de ver, mas também é considerada uma neutralização, pois o sal reagente (CaCO3) tem características alcalinas, uma vez que aumenta o pH da solução aquosa.

A espuma é resultado da liberação de CO2 proveniente da decomposição do H2CO3 (ácido carbônico).

H2CO3(aq)   →  H2O + CO2(g)





Abraços
;~)





Um comentário:

  1. titanium headers for golfers
    TIP - iron titanium token TIP titanium tent stove - TIP is titanium dive watch a titanium mens wedding band high-quality, lightweight, easy-to-use, lightweight, solid, lightweight-weighted lightweight golf tip, titanium shift knob that

    ResponderExcluir