quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aula "Ácidos e Bases"

Hà! Aulinha sobre ácidos e bases. Não esqueçam que na próxima semana faremos uma aula prática sobre isso (se vocês levarem os itens solicitados, claro).

Ácidos

Ácidos são substâncias que ao entrar em contato com água sofrem ionização e produzem o íon positivo H+ e o íon negativo do outro elemento:
HCl \to Cl^- + H^+

Bases

Pela teoria de Arrhenius, base, hidróxidos ou substâncias alcalinas (pois ocorrem com metais alcalinos) é toda substância que em água sofre dissociação e produz como íon negativo apenas OH- e torna o outro elemento um íon positivo. Exemplo:
NaOH \to Na^+ + OH^-
Dessa forma concluímos que para uma substância ser considerada uma base de Arrhenius ela deve possuir em sua estrutura a hidroxila, isto é, o grupo OH- 

Escala de pH

O pH é uma medida da concentração de cátions de hidrogênio em solução aquosa. Os valores do pH variam em uma escala que vai de 0 a 14, sendo que a água pura tem pH próximo de 7, conforme a sua temperatura. Para soluções ácidas o pH é menor que 7, enquanto que para as soluções básicas o pH é maior que 7:

pHTipo de solução
0 - 6,99Ácido
7Neutro
7,01 - 14,0Básico

Quanto mais próximo de 0 mais ácida é a substância, ou seja, a acidez decresce com o pH. Quanto mais próxima de 14 mais básica é a substância, isto é, a basicidade cresce com o pH. 

Abraços
;~)

Nenhum comentário:

Postar um comentário