quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aula: "Modelos Atômicos"

Essa vai especialmente pro pessoal do 2º. É um dos assuntos de química que eu mais gosto. Me fascina essa dinâmica natural (e ao mesmo tempo sobrenatural!) na qual estruturas tão pequenas (que sequer detectamos isoladamente: átomos) se juntam e se separam formando novas substâncias. Além disso, o estudo dos átomos é a essência da química. É sobre estas (e outras) teorias tão bem estruturadas e, ao mesmo tempo, sem comprovação cabal, que se sustenta a nossa ciência.


Fragmentos do Modelo Atômico de Dalton

Os modelos científicos existem para explicar e elucidar conceitos e fenômenos que não são evidentes aos nossos sentidos. Conceitos abstratos, portanto. Não podemos ver átomos isolados, assim, precisamos de modelos para explicá-los. O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton em 1803. Apesar disso, a ideia de partículas elementares da matéria surgiu ainda no século V a.C., com o filósofo grego Leucipo de Mileto. Retomando estas ideias e à partir de suas experiências com gases ele idealizou suas hipóteses e  postulados sobre os átomos.

Símbolos de Dalton para os átomos

O modelo de Dalton imperou por quase 100 anos! Só em 1897 experiências com o já conhecido tubo de raios catódicos permitiram que Joseph John Thomson elaborasse sua própria teoria atômica, evidenciando a existência de partículas carregadas negativamente e de dimensões muito menores do que o átomo: os elétrons. Seu modelo ficou conhecido como pudim de passas.

Tubo de raios catódicos

Fragmentos do Modelos Atômico de Thomson

Pouco tempo depois, em 1911, os experimentos de Ernest Rutherford com partículas alfa emitidas pelo elemento Urânio demostraram que o modelo de Thomson precisava de ajustes.

Fragmentos do Modelo Atômico de Rutherford

Em um de seus experimentos, Rutherford atravessou uma fina folha de ouro com estas partículas, verificando  que os átomos (neste caso, átomos de ouro) não eram maciços, e sim, repletos de espaços vazios (por onde passavam as partículas). 


Experimento de Rutherford

Rutherford notou também que algumas partículas alfa (carregadas positivamente) eram desviadas ou ricocheteadas. A explicação para isso reside no fato de que o átomo não é apenas espaço vazio, mas possui um pequeno e denso núcleo positivo. Ernest Rutherford propôs então o modelo de átomo com movimentos planetários.































Abraços
;~)

Nenhum comentário:

Postar um comentário