sexta-feira, 29 de abril de 2011

Meia dúzia de respostas


Quantas perguntas! E boas perguntas. Que legal! Vou "dar uma de professor" e tentar responder.
Organizando:
Pergunta 1: "qual é a quantidade tolerável de cloro na água" (luiz vicentin). Antes de explicar, meu caro, gostaria que você assistisse a simulação 10, que fala justamente disso. Se a dúvida persistir, volta aqui. Abraço.

Pergunta 2: "O que é hidrato cloral" (Pedro). É uma substância química tóxica que contém cloro em sua composição. Foi inicialmente usado como remédio, mas atualmente é reconhecido como droga, popularmente chamada de "boa noite Cinderela", tem efeito sedativo e sonífero.

Pergunta 3: "Por que o refrigerante sobe pelo canudinho" (Andressa). Srta, a explicação completa deste fato exigiria uma aula inteira sobre pressão em líquidos, mas vou tentar resumir: O refrigerante está sob ação da pressão atmosférica. Quando sugamos pelo canudinho, a pressão dentro dele diminui e o líquido sobe para compensar a diferença de pressão fora e dentro do canudo. É isso. Acesse o link . Fala a mesma coisa em outras palavras. Abraço.

Pergunta 4: Por que a água dos lagos e mares começa a congelar por cima? (Andressa). Por que o gelo da superfície atua como isolante térmico, formando uma camada proterora que impede que o calor da água mais interna "se perca". Por isso ela não congela. Estranho né..rs. Abraço.

Pergunta 5: "Qual é a diferença entre gás e vapor" (Andressa). Para a maioria dos fins práticos, podemos considerá-los sinônimos. Caso uma diferenciação seja realmente necessária, dizemos que gás é a substância que encontra-se no estado gasoso à temperatura ambiente (ex: gás de cozinha)e vapor, é a substância ou mistura que precisa ser aquecida para atingir o estado gasoso (ex: vapor de água).

Pergunta 6: "Por que o leite derrama quando ferve?" (Ikemi). Essa eu precisei pesquisar...rs. O leite, na verdade é uma mistura (emulsão) de água, gorduras e proteínas. Quando aquecemos, a água no leite se expande (evapora) e esses vapores arrastam as proteínas pra cima, derramando . Na água pura, os vapores têm mais liberdade pra chegar à superfície, por isso não derrama. Mas experimente adicionar detergente à água pura...
Abraço.

9 comentários:

  1. valeu prof atila muito bom essas perguntas!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as perguntas e respostas. Adorei :)

    ResponderExcluir
  3. perguntas muito muito na cara , mais que ninguem tinha pensado até o momento ... USHASUHSA , professor Atila , os diamantes são feitos por atomos , e eles são realmente inquebráveis ?

    ResponderExcluir
  4. professor também tenho uma pergunta por que ocorre um flash quando queimamos magnésio ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Átila, fui sua aluna ano passado, eu estava no 3A. Quero ser engenheira química, mas antes vou fazer um técnico pra aprender um pouco mais do básico. Pretendo fazer FIEC. Você que já tem uma visão maior sobre esse assunto, o que acha? É uma boa fazer o técnico, ou vou estar perdendo tempo? Vou conseguir um emprego sendo técnica?
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi sulfito! Sabe que eu tive a mesma dúvida antes de fazer faculdade... Passei na fiec, fiz a matrícula pra garantir, mas um mês depois saiu o resultado da Unesp. Aí não deu outra... Escolhi a facul. As vantagens de fazer um curso técnico antes são muitas! Primeiro que você terá mais atribuições quando se formar, depois certamente poderá trabalhar (até na própria faculdade) durante a facul, e também terá mais chance de passar numa faculdade pública (melhor e gratuita). Essa questão do trabalho teria me ajudado muito... É um grande desafio se manter em outra cidade sem apoio dos pais. Com apoio já é difícil, imagine sem.
    Enfim, sugiro que você faça o técnico. Serão 3 ou 4 semestres muito bem investidos. O salário de um técnico em química gira em torno de 1800,00 a 2800,00 reais. Será mais fácil passar no vestiba e você terá ainda mais facilidade nas disciplinas da facul. Além disso, terá uma renda bacana, poderá prestar concursos durante a facul e terá a possibilidade de trabalhar no próprio campus.
    É isso. Espero que tenha ajudado. Valeu por aparecer no blog. Que achou? Abraço, "Sulfito".

    ResponderExcluir